quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hidratar bem e secar os fios corretamente são algumas das dicas

Invista pesado em hidratações 

Hidratar o cabelo é a melhor garantia para ter fios saudáveis e, consequentemente, sem volume em excesso. Isso porque, muitas vezes, o cabelo arma por causa do ressecamento, que deixa os fios mais porosos e frágeis. "As hidratações devolvem ao cabelo proteínas e aminoácidos, ajudando a selar a cutícula dos fios. Com isso, o volume diminui", afirma Ruben Navarro.

Escolha o pente certo
Para os especialistas Ruben Navarro e Samuel Jarbes, o ideal é desembaraçar os fios com os dedos ou uma escova raquete durante o banho, enquanto o condicionador age. Mas, se a preferência for por pente, prefira aqueles com dentes largos de carbono ou madeira, que não deixam o cabelo elétrico e com frizz, ou seja, mais armado.

Na hora de dormir

Antes de encostar a cabeça no travesseiro, é possível investir em alguns truques, como trançar o cabelo. "Trança, na minha opinião, é a melhor opção por ser mais confortável e reduzir o volume, ajudando a dar uma forma legal para o dia seguinte", indica Jarbes. Já a dica de Ruben Navarro é outra: "Para quem tem muito volume, pode aplicar nos fios produtos de tratamentos noturnos e, de manhã, lavá-los. Uma boa touca, aquela da vovó, onde se enrola o cabelo em volta da cabeça e prende com grampos, colocando um lenço de seda em volta, também é indicada. Assim, os fios estarão domados e sem volume de manhã", completa.

Seque bem os fios com um difusor

De nada adianta passar bons finalizadores se, quando você sai na rua, o vento estraga todo o serviço. Por isso, é importante sair de casa com os fios já secos - e da forma correta. Para a tarefa, Ruben Navarro indica um difusor, que faz com que o vento saia do aparelho em espiral, já que é o sopro direto que aumenta o volume. "Para tirar o volume, nada de colocar o difusor de baixo para cima, pois isso apenas o aumenta. Posicione o bico de cima para baixo, de 5 a 10 cm da raiz do cabelo, e apalpe os fios com a mão suavemente", ensina.

Aposte no corte ideal

hairstylist Ruben Navarro, do salão Club Capelli, no Rio de Janeiro, afirma que o corte não pode ter muitas camadas. "Cortes com muitas camadas fazem o cabelo perder peso, aumentando o volume. Para tirar, temos que dar textura às pontas do cabelo com a tesoura em pé, como se estivéssemos 'rasgando'. Isso dará movimento e não tirará o peso, condição fundamental para manter o cabelo sem muito volume.", assegura.

Finalize com mousse

Além do leave in e da pomada, outro finalizador que pode ser usado é o mousse. Ele pode tanto diminuir como aumentar o volume, depende da maneira usar. "Esse produto unifica as fibras capilares. Para deixá-lo menos armado, passe o mousse e amasse com a toalha. Isso dará peso aos fios, deixando-os mais harmoniosos e sem volume". O uso da toalha também ajuda a deixar o cabelo com mousse com um aspecto mais natural, sem que os fios fiquem duros.

Dê uma chance à pomada

Quando exageramos neste produto, o resultado são fios com aspecto sujo. Mas, se utilizada na medida certa, a pomada ajuda a deixar os cabelos mais assentados pelo mesmo motivo do leave in. "A pomada diminui o volume porque dá peso e disciplina ao cabelo. Ela deve ser usada nos fios secos ou úmidos, de acordo com a indicação na embalagem", diz o cabeleireiro Vitor Avanti, do Rio de Janeiro.

Leave in para proteger
Para blindar os fios das agressões do dia a dia, nada melhor que o leave in, usado após a lavagem do cabelo: além de controlar o frizz, ele alivia o volume. "O leave in proporciona mais peso aos fios", conta Samuel Jabes. Para garantir melhores resultados, o produto deve ser aplicado nos fios ainda molhados, principalmente nas pontas.

Xampus e condicionadores próprios

O primeiro passo para um cabelo de sucesso está na lavagem. "Quem tem cabelos volumosos deve investir em xampus e condicionadores próprios para esse tipo de cabelo, que reduzirão o volume já no banho",Espero que tenha gostado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário